Vida familiar e amizades

Vida familiar e amizades

Para muitos, ter uma boa convivência com os amigos e a família é um desafio. Veja alguns princípios bíblicos que vão ajudar você a ter um bom relacionamento com as pessoas.

NÃO SEJA EGOÍSTA

PRINCÍPIO BÍBLICO: ‘Busque não somente os seus próprios interesses, mas também os interesses dos outros.’ — Filipenses 2:4.

O QUE ISSO SIGNIFICA: Um bom amigo se concentra no que pode fazer pelas pessoas, e não no que pode receber delas. Se você for egoísta, vai acabar prejudicando seus relacionamentos. Por exemplo, ninguém quer ter amizade com alguém que só fica falando das coisas que tem ou do que sabe. Além disso, dentro do casamento, o egoísmo pode levar à traição. É como diz o livro O Caminho para o Caráter: “As pessoas que só pensam em si e nunca se preocupam com outros prejudicam a si mesmas.”

O QUE VOCÊ PODE FAZER:

  • Ajude as pessoas. Bons amigos confiam um no outro e estão sempre dispostos a ajudar. Alguns estudos indicam que ajudar outros diminui as chances de ter depressão e aumenta a autoestima.

  • Tenha empatia. A empatia tem sido descrita como “sentir a dor da outra pessoa no seu coração”. Quem tem empatia não usa sarcasmo, ou seja, não faz comentários em tom de brincadeira com a intenção de machucar as pessoas.

    Quando você consegue se colocar no lugar dos outros, fica mais fácil aceitar as diferenças. Assim, a empatia pode ajudar você a vencer preconceitos e a fazer amizade com pessoas de diferentes culturas e formações.

  • Dê atenção às pessoas. Quanto mais você faz isso, mais as conhece. Para ter um amigo de verdade, você precisa conversar sobre as coisas que o interessam e que são importantes para ele. Um estudo recente disse que “conversas desse tipo deixam as pessoas mais felizes”. Então seja um bom ouvinte e mostre que se importa.

ESCOLHA BEM SEUS AMIGOS

PRINCÍPIO BÍBLICO: “Más companhias corrompem a boa moral.” — 1 Coríntios 15:33, nota.

O QUE ISSO SIGNIFICA: Seus amigos têm uma grande influência sobre você — para o bem ou para o mal. Especialistas concordam que essa influência é poderosa. Por exemplo, eles dizem que se você convive com pessoas que fumam ou estão se divorciando, você tem mais chances de começar a fumar ou de querer um divórcio.

O QUE VOCÊ PODE FAZER: Faça amizade com pessoas que tenham qualidades que você admira ou quer ter. Por exemplo, procure ser amigo de quem mostra consideração pelos outros e é respeitoso, generoso e hospitaleiro.

OUTROS PRINCÍPIOS BÍBLICOS

Assista a vídeos baseados na Bíblia feitos para ajudar casais, adolescentes e crianças a ter uma vida feliz em família

NÃO USE AS PALAVRAS PARA MACHUCAR.

“Palavras impensadas são como os golpes de uma espada.” — PROVÉRBIOS 12:18.

SEJA GENEROSO.

“A pessoa generosa prosperará.” — PROVÉRBIOS 11:25.

TRATE AS PESSOAS COMO VOCÊ GOSTARIA DE SER TRATADO.

“Todas as coisas que querem que os homens façam a vocês, façam também a eles.” — MATEUS 7:12.