Instruções para a Reunião Viva e Ensine Igual a Jesus

Instruções para a Reunião Viva e Ensine Igual a Jesus

Índice

1. A Reunião Nossa Viva e Ensine Cristão deve ser realizada de acordo com as orientações da Apostila da Reunião Viva e Ensine (mwb) e com as instruções a seguir. Todos os publicadores devem ser incentivados a dar o nome para receber designações de estudante. Outras pessoas que assistem regularmente às reuniões também podem participar se elas concordarem com os ensinamentos da Bíblia e viverem de acordo com os princípios cristãos. — Beneficie-se pág. 282.

COMENTÁRIOS INICIAIS

 2. Um minuto. Toda semana, depois do cântico e oração iniciais, o presidente da Reunião Viva e Ensine deve criar expectativa sobre o que será considerado na reunião. Ele também deve destacar pontos que vão ser de maior benefício para a congregação.

TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS

  3. Discurso: Dez minutos. A Apostila da Reunião Viva e Ensine contém o tema e dois ou três pontos principais do discurso. Esse discurso deve ser designado a um ancião ou servo ministerial qualificado. Quando um novo livro da Bíblia vai começar a ser estudado na semana, será exibido  um vídeo de apresentação desse livro. O orador poderá destacar como o vídeo se relaciona com o tema. Mas ele deve também considerar os pontos que estão na apostila. Além disso, conforme o tempo permitir, ele deve usar as imagens e os pontos bíblicos que estão na apostila, que foram preparados para complementar a matéria a ser considerada.

 4. Encontre joias espirituais: Dez minutos. Essa é uma parte de perguntas e respostas sem introdução nem conclusão. Essa parte deve ser feita por um ancião ou servo ministerial qualificado. Ele pode distribuir o tempo das três perguntas de acordo com os pontos que se aplicam mais à congregação. Mas ele deve fazer todas as perguntas para a assistência. Além disso, ele decide se é ou não necessário ler todos os versículos citados nas duas primeiras perguntas. A assistência deve dar comentários de 30 segundos ou menos.

  5. Leitura da Bíblia: Quatro minutos ou menos. Essa é uma parte de estudante e deve ser feita por um irmão. O estudante deve sinalizar a matéria designada sem fazer introdução nem conclusão. O presidente da reunião deve ajudar os estudantes a sinalizar de modo exato, compreensível, fluente, com ênfase de acordo com a sinalização do vídeo, com modulação, pausas apropriadas e naturalidade. Alguns trechos designados para leitura são maiores que outros; por isso, o superintendente da Reunião Viva e Ensine deve levar em conta as habilidades dos estudantes ao fazer as designações.

FAÇA SEU MELHOR NO MINISTÉRIO

 6. Quinze minutos ou menos. Essa seção da reunião foi preparada para dar a todos um treinamento para o ministério, melhorando suas habilidades de pregar e ensinar. Os estudantes devem basear as apresentações da primeira conversa e das revisitas nas “Conversas sobre a Bíblia”, que estão na página 1 da Apostila da Reunião Viva e Ensine. Os participantes é que decidem se vão ou não oferecer uma publicação ou exibir um vídeo do nosso Kit de Ferramentas de Ensino. Para nos ajudar no serviço de campo, as sugestões de conversa da apostila incluem o quadro “Se quiser oferecer uma publicação, . . .”. Os estudantes podem decidir se vão usar ou não essa informação em sua apresentação. A Apostila da Reunião Viva e Ensine indica o tempo de cada apresentação de estudante e, às vezes, dá mais informações sobre essas designações. Os estudantes não devem usar matéria adicional só para preencher o tempo que ficaria sobrando. Algumas demonstrações bem preparadas podem terminar antes do tempo designado, um minuto ou mais. Conforme a necessidade, os anciãos podem receber designações de estudante.

 7. Vídeos das “Conversas sobre a Bíblia”: Vídeos de sugestões de conversas serão exibidos e considerados com a assistência cada mês. Esses vídeos serão sobre a primeira conversa e as revisitas. Essa parte será feita pelo presidente da Reunião Viva e Ensine.

 8. Primeira conversa: Essa designação de estudante pode ser feita por um irmão ou uma irmã. O ajudante deve ser alguém do mesmo sexo que o estudante ou um membro da família do estudante. O estudante e o ajudante podem ficar sentados ou em pé. O estudante deve começar com um cumprimento apropriado para a região. A sugestão de conversa da Apostila da Reunião Viva e Ensine deve ser usada como base.

 9. Revisita: Essa designação de estudante pode ser feita por um irmão ou uma irmã. O ajudante não deve ser alguém do sexo oposto. (km 6/13 5:1-4) O estudante e seu ajudante podem ficar sentados ou em pé. O estudante deve demonstrar o que dizer quando se revisita alguém que mostrou interesse durante a primeira conversa. A sugestão de conversa na página 1 da Apostila da Reunião Viva e Ensine deve ser usada como base.

 10. Estudo bíblico: Essa designação de estudante pode ser feita por um irmão ou uma irmã. O ajudante não deve ser alguém do sexo oposto. (km 6/13 5:1-4) O estudante e seu ajudante podem ficar sentados ou em pé. Esta parte deve demonstrar um trecho de um estudo bíblico que já começou. Não é necessário ter introdução nem conclusão, a menos que o estudante esteja sendo analisado num desses pontos. Não é necessário que toda a matéria designada seja exibida na reunião, embora isso possa ser feito. Devem ser destacadas as boas habilidades de ensino.

  11. Discurso: Essa designação de estudante deve ser feita por um irmão. Ele deve fazer um discurso para a congregação.

NOSSA VIDA CRISTÃ

 12. Depois do cântico, os primeiros 15 minutos são usados em uma ou duas partes que vão ajudar a assistência a colocar em prática a Palavra de Deus. A menos que haja outra indicação, as partes dessa seção devem ser designadas a anciãos ou servos ministeriais qualificados, exceto a parte de necessidades locais, que deve ser feita por anciãos.

  13. Estudo bíblico de congregação: Trinta minutos ou menos. Deve ser designado a um ancião qualificado. (Congregações com poucos anciãos podem usar servos ministeriais qualificados, se necessário.) O corpo de anciãos determina quem está qualificado para dirigir o estudo bíblico de congregação. Os que forem aprovados devem apresentar a matéria de forma significativa, distribuindo bem o tempo, destacando os textos principais e ajudando todos na assistência a ver a importância de colocar em prática os pontos considerados. Eles podem encontrar boas sugestões nas orientações publicadas sobre como dirigir o estudo da Sentinela. Quando a matéria designada para a semana já tiver sido completamente considerada, não há necessidade de prolongar o estudo. Se possível, devem ser usados diferentes dirigentes e leitores a cada semana. Se o presidente da Reunião Viva e Ensine orientar que o estudo seja reduzido, o dirigente terá que decidir como vai fazer isso. Talvez ele decida que não sejam exibidos alguns parágrafos.

COMENTÁRIOS FINAIS

  14. Três minutos ou menos. O presidente da Reunião Viva e Ensine faz uma revisão dos pontos práticos da reunião. Ele deve também dar uma visão geral do que será considerado na próxima semana, talvez mencionando uma pergunta que será feita na reunião da semana seguinte. Se sobrar tempo, ele pode falar o nome dos estudantes que terão parte na próxima semana. Quando for necessário dar um anúncio ou ler uma carta, o presidente deve usar os comentários finais para isso, a menos que haja outra indicação. Informações rotineiras, como programação de saídas de campo e de limpeza, não devem ser anunciadas do palco, mas colocadas no quadro de anúncios. Talvez os três minutos dos comentários finais não sejam suficientes para dar os anúncios necessários ou ler as cartas recebidas. Se isso acontecer, o presidente deverá pedir que os irmãos que participarão na seção Nossa Vida Cristã reduzam suas partes. (Veja os  parágrafos 13 e  17.) A reunião termina com cântico e oração.

MELHORE SUA LEITURA E SEU ENSINO

 15. Cada estudante deve levar para a Reunião Viva e Ensine seu exemplar da brochura Melhore, impresso ou em formato eletrônico. O presidente da Reunião Viva e Ensine deve usar a brochura como base para dar elogios e conselhos. Cada estudante deve se esforçar para estudar a lição que aparece entre parênteses ao lado da designação na Apostila da Reunião Viva e Ensine. A seção “Registre seu progresso” da brochura foi feita para ser usada pelo estudante. O presidente não deve anotar nada nela.

CONSELHOS

  16. Depois de cada uma das designações de estudante, o presidente da Reunião Viva e Ensine tem 1 minuto para dar elogios e conselhos baseados na brochura Melhore. O presidente não deve anunciar antes da parte a lição em que o estudante está sendo analisado. Mas, depois que o estudante terminar sua parte e o presidente der alguns elogios sinceros, se o presidente quiser, ele pode falar qual foi a lição designada e dizer por que o estudante se saiu bem naquela lição ou explicar de modo bondoso para o estudante por que vai ser bom ele analisar novamente a lição. O presidente também pode falar sobre outras coisas da parte se ele achar que isso será útil para o estudante ou para a assistência. Se quiser, depois da reunião ou em outra ocasião, o presidente pode dar em particular outros conselhos úteis, baseados na brochura Melhore ou no livro Beneficie-se, sobre a lição designada ou sobre outra lição. — Para mais informações sobre a função do presidente da Reunião Viva e Ensine e a função do conselheiro assistente, veja os  parágrafos 17,  22 e  24.

CONTROLE DO TEMPO

     17. Nenhuma parte deve passar do tempo determinado. O mesmo se aplica às observações do presidente da Reunião Viva e Ensine. As designações dos estudantes devem ser interrompidas com tato quando a parte passar do tempo. Se nas outras partes da reunião um irmão passar do tempo, ele deve ser aconselhado em particular pelo conselheiro assistente. (Veja o  parágrafo 24.) A reunião inteira, incluindo os cânticos e as orações, deve ter a duração de 1 hora e 45 minutos.

VISITA DO SUPERINTENDENTE DE CIRCUITO

 18. Quando a congregação recebe a visita do superintendente de circuito, a reunião deve ser realizada de acordo com a Apostila da Reunião Viva e Ensine, com as seguintes exceções: o estudo bíblico de congregação, na seção Nossa Vida Cristã, é substituído por um discurso de serviço de 30 minutos feito pelo superintendente de circuito. Antes do discurso de serviço, o presidente da Reunião Viva e Ensine faz uma revisão do que acabou de ser considerado, dá uma visão geral da reunião da semana seguinte, faz os anúncios necessários e lê as cartas recebidas. Em seguida, anuncia o superintendente de circuito. Depois do discurso de serviço, o superintendente de circuito termina a reunião com um cântico escolhido por ele. Ele pode convidar outro irmão para terminar com oração. Nenhuma parte de estudante no idioma da congregação deve ser feita em salas adicionais durante a visita do superintendente de circuito. Grupos podem ter suas reuniões, mesmo quando o superintendente de circuito estiver visitando a congregação anfitriã do grupo. Mas o grupo deve assistir junto com a congregação anfitriã ao discurso de serviço do superintendente de circuito.

SEMANA DE ASSEMBLEIA OU CONGRESSO

 19. Não há reuniões congregacionais durante a semana de assembleia ou congresso. Cada um deve estudar pessoalmente ou em família as matérias designadas para essa semana.

SEMANA DA CELEBRAÇÃO

 20. Se a Celebração cair num dia da semana, a Reunião Viva e Ensine não será realizada. Mas as reuniões para o serviço de campo no dia da Celebração devem ser realizadas normalmente.

SUPERINTENDENTE DA REUNIÃO VIVA E ENSINE

 21. O corpo de anciãos deve designar um ancião como superintendente da Reunião Viva e Ensine. Ele é o responsável por garantir que a reunião seja bem organizada e que as instruções fornecidas sejam seguidas. O superintendente também deve manter uma boa comunicação com o conselheiro assistente. Assim que a Apostila da Reunião Viva e Ensine de determinado mês estiver disponível, o superintendente da Reunião Viva e Ensine deve fazer as designações de estudante. (Veja os  parágrafos 5 a 11.) Cada designação de estudante deve ser entregue com pelo menos três semanas de antecedência, por meio do formulário Designação para a Reunião Nossa Viva e Ensine Cristão (S-89).

PRESIDENTE DA REUNIÃO VIVA E ENSINE

  22. Cada semana, um ancião serve como presidente durante a Reunião Viva e Ensine. (Congregações com poucos anciãos podem usar servos ministeriais qualificados, se necessário.) O presidente deve preparar os comentários iniciais e finais, e considerar os vídeos das “Conversas sobre a Bíblia” e os vídeos que apresentam as lições da brochura Melhore. Também anuncia todas as partes e, dependendo do número de anciãos, ele mesmo faz as outras partes da reunião. Os comentários entre as partes devem ser bem breves. O corpo de anciãos determina quais anciãos estão qualificados para servir como presidente. Os que se qualificam são designados periodicamente. Dependendo das circunstâncias da congregação, o superintendente da Reunião Viva e Ensine serve como presidente mais vezes do que os outros anciãos qualificados. Os anciãos que se qualificam para dirigir o estudo bíblico de congregação provavelmente também se qualificam para servir como presidente da reunião. Mas lembrem-se de que o irmão que serve como presidente deve dar elogios e conselhos práticos de modo amoroso aos que têm designações de estudante. Ele também deve se certificar de que a reunião termine dentro do tempo. (Veja os  parágrafos 14 17.) Se o presidente achar melhor e houver espaço no palco, pode usar outra tribuna para anunciar as partes. Enquanto isso, o irmão que fará a parte seguinte vai para a tribuna principal. O presidente pode ficar sentado no palco durante a Leitura da Bíblia e a seção Faça Seu Melhor no Ministério. Isso economizará tempo.

COORDENADOR DO CORPO DE ANCIÃOS

 23. Com exceção das designações de estudante, o coordenador do corpo de anciãos faz as designações de todas as outras partes. Um outro ancião também pode ajudá-lo a fazer isso. Inclui designar, entre os que foram aprovados pelo corpo de anciãos, o presidente da reunião de cada semana. A fim de cooperar com o superintendente da Reunião Viva e Ensine, o coordenador do corpo de anciãos deve se certificar de que uma cópia da programação de toda a reunião esteja no quadro de anúncios.

CONSELHEIRO ASSISTENTE

   24. Sempre que possível, deve-se usar para essa função um ancião que seja orador experiente. O conselheiro assistente deve dar conselho em particular, quando necessário, a anciãos e servos ministeriais sobre qualquer designação que eles tenham. Isso inclui partes na Reunião Viva e Ensine, discursos públicos, o estudo da Sentinela e o estudo bíblico de congregação, tanto a dirigentes como a leitores. (Veja o  parágrafo 17.) Se houver vários anciãos na congregação que são bons oradores e instrutores, então, a cada ano, um deles poderá servir como conselheiro assistente. Não é necessário dar conselhos toda vez que um irmão cumprir uma designação.

SALAS ADICIONAIS

 25. Dependendo do número de estudantes, a congregação pode ter salas adicionais para as designações de estudante. Cada sala adicional deve ter um dirigente capacitado, de preferência ancião. Onde houver necessidade, um servo ministerial qualificado pode ser designado para essa função. O corpo de anciãos decide quem vai ser designado para essa função e se a designação será feita ou não em estilo de rodízio. O dirigente deve seguir as instruções do  parágrafo 16. Os estudantes devem ser convidados para ir para as salas adicionais depois da parte “Encontre joias espirituais”, da seção Tesouros da Palavra de Deus. Assim que a seção Faça Seu Melhor no Ministério terminar, os estudantes deverão voltar para seus lugares. Quando um vídeo for considerado, os que estão na sala adicional devem assistir à consideração ou ouvi-la ali mesmo na sala adicional. Se não for possível fazer isso, o dirigente da sala adicional é que deve fazer a consideração do vídeo usando um celular, um tablet ou um notebook.

VÍDEOS

 26. São usados vídeos específicos para essa reunião. Os vídeos para a reunião do meio de semana estarão disponíveis por meio do aplicativo JW Library®, que pode ser usado em vários aparelhos. Depois de terem sido usados na Reunião Viva e Ensine, os vídeos com sugestões de conversas sobre a Bíblia podem ser apresentados de vez em quando nas reuniões para o serviço de campo.

© 2019 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania

S-38-LSB 11/19